Existe informação suficiente acerca do tema?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ano de 2010


O grupo de autimistas quer desejar a todos os leitores um optimo ano novo com tudo de bom.
Após este desejo por nossa parte queremos agora salientar o facto da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (appda)de Coimbra quer pôr a funcionar no próximo ano uma residência autónoma para cinco pessoas com autismo. O imóvel em Cruz de Morouços, Santa Clara, foi adquirido pela associação e o projecto de remodelação foi já aprovado no âmbito do Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN). A resposta será fundamental para jovens e adultos que estudam ou trabalham, mas que precisam de residir num local mais protegido e organizado de acordo com o seu problema, explica Elsa Vieira, presidente da associação. «Estamos apenas a aguardar a verba para avançar com a obra, esperamos ter algumas novidades já no início do ano. Também precisamos de angariar os 60 mil euros de verba que cabem à própria instituição», diz a responsável acrescentando ainda que a pequena casa vai ser adaptada para cumprir todas as normas legais de uma residência autónoma.
Já estão sinalizados os futuros residentes «São jovens e adultos com Síndroma de Asperger ou autismo que têm a sua ocupação, estudam, trabalham ou frequentam formação, necessitando de algum apoio e tutoria na ausência de familiares», refere Elsa Vieira, sublinhando o alívio que é para os pais que estão longe.
A associação tem como objectivo colocar a residencia a funcionar até o final de 2010,com tudo tem o grande problema do financiamento que pode causar problemas na obra. A presidente da associação admitiu à imprensa que pedir dinheiro já não é uma opção viável pois os civis estão um pouco fartos de peditórios, considerando assim que essa responsabilidade cabe inteiramente ao Governo e entidades oficiais.

HÁ QUE SENSIBILIZAR QUE A FALTA DE APOIOS CAUSA MUITAS DIFICULDADES NÃO SÓ A ESTA ASSOCIAÇÃO COMO TODAS AS OUTRAS ASSOCIAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS!! Saudações Autimistas

3 comentários:

  1. continuem cm o bom trabalho, o site esta mto giro

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso desta noticia, continuem a informar sobre estas novidades. Concordo com o que está escrito, muito bem mesmo!!

    ResponderEliminar
  3. Blog bastante importante e informativo. Continuem fazendo um bom trabalho sobre este assunto e informem nos sobre todos os aspectos relevantes sobre esta doença e que consigam sensibilizar mais gente com este blog

    ResponderEliminar