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quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Panfleto informativo

Autismo
“Perda de contacto com a realidade exterior”

1- O que é o autismo?
O autismo é um distúrbio no desenvolvimento cerebral e comportamental que pode dar origem a uma grande variedade de sindromas. Este distúrbio compromete a capacidade de interagir socialmente das pessoas que a possuem.

2- Quais os sintomas?
Alguns dos sintomas presentes nos autistas são:
• Resistência a métodos normais de ensino;
• Risos e gargalhadas inadequadas;
• Ausência de medo de perigos reais;
• Aparente insensibilidade à dor;
• Resistência ao contacto físico;
• Forma de brincar estranha e inadequada;
• Crise de choro e extrema angústia por razões não compreensíveis;
• Hábito de girar objectos;
• Dificuldade em interagir com outras crianças;
• Resistência a mudanças de rotina;
• Actividades e interesses limitados ou pouco usuais;
• Comportamentos repetitivos;
• Hiperactividade física marcante ou de extrema passividade;
• Apego inadequado a objectos;
• Repetição de palavras ou frases;
• Age como se fosse surdo.

3- Quais as causas do autismo?
As causas do autismo ainda não são conhecidas. Mas pensa-se que:
• Poderá existir uma pré-disposição genética que pode dar origem ao aparecimento de autismo;
• Alguns factores pré natais e em torno do período natal podem igualmente funcionar como um papel determinante;
• Pode resultar de uma interacção entre o património genético e o meio ambiente (Ex: infecções virais, desequilíbrios metabólicos, etc.);
• Anomalias nas estruturas e funções cerebrais;

4- Como podemos diagnosticar o autismo?
O diagnóstico baseia-se na história de desenvolvimento da criança, na observação do seu comportamento (individual e social) e nos resultados de testes que avaliam as habilidades de fala da criança, coordenação motora, audição e visão.

5- Como podemos tratar o autismo?
Embora não exista cura para o autismo, com terapias onde se realize um treino apropriado que permite melhorar a destreza social e de linguagem, algumas crianças podem desenvolver competências que lhe permitam obter um maior grau de autonomia. O tratamento/terapia difere de criança para criança conforme os sintomas e o grau de autismo.

6- Alguns dos síndromas mais conhecidos do espectro autista:
• Síndrome de Asperger (perturbação global do desenvolvimento caracterizada pela deficiente aquisição das competências sociais, por inteligência normal ou acima da média, pela fraca coordenação e por interesses restritos ou preocupações obsessivas).
• Síndrome de Savant (caracteriza-se por uma memoria extraordinária e por grandes dificuldades no relacionamento social).
• Síndrome de Rett (anomalia genética que causa desordem neurológica, comprometendo as funções motoras, intelectuais e provocando distúrbios de comportamento. Esta atinge só crianças do sexo feminino).


Curiosidade:
• Os rapazes são quatro vezes mais afectados do que as raparigas;
• Os sindromas do autismo são perceptíveis a partir de uma idade relativamente mais avançada (±3 anos).



Final:
Muitas crianças com o autismo ligeiro vão crescer e ser capazes de viver a vida de forma quase autónoma, mas aqueles com autismo mais profundo vão sempre precisar de ajuda.
Não te esqueças, todas as crianças autistas podem ter uma vida feliz se tiverem o apoio e amor dos pais, irmãos, família, médicos, professores e colegas.
Por isso, toma consciência e não gozes com crianças e ou jovens portadores deste distúrbio. Pois têm tanto direito de serem felizes como tu e alem disso não tem qualquer culpa de serem autistas, ou seja, não escolhem ser autistas.


Blog do grupo: autismoxxi.blogspot.com

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